Primeira sessão
No espelho do céu - Carlos Salces (Méxixo - 1998)
Um garoto que vive em uma região agrícola, tem a fantasia de pegar um avião que sempre vê refletido em poças nos arredores de uma plantação. Depois de várias tentativas ,consegue fazer uma arapuca com uma caixa de madeira. Na manhã seguinte, o avião está se mexendo.
O curta mostra uma comunidade quilombola que, a partir de uma reunião dos membros da Associação Quilombola do Sambaquim e Riachão do Sambaquim feita em 2005, surgiu a idéia de organizar um bingo, com o objetivo de arrecadar recursos para alugar um ônibus e levar pessoas de diversas idades que – apesar de morar a apenas 150 km da costa – ainda não conheciam o mar.
Vertical - Eva Jofilsan (BR-2008)
A imagem não quer explicar nada. A poesia não se explica. A image
m engole a poesia. A poesia não se deixa devorar pela imagem. O vestido cai. A poesia também cai. E só. E cair é rumar para o fundo. Fundo do eu, fundo da força, do silêncio, da noite, o fundo da queda — ou a vida intensamente vivida. A vida na vertical, poderia dizer. VERTICAL não é vídeo-poesia: é cinema. Abandona a poesia e pertence ao mundo das imagens e dos sons e das cores e do movimento. Adquire uma linguagem própria, não deve respeito ao texto. Da queda, toda a queda.

Nenhum comentário:
Postar um comentário