segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Kytice

Kytice
de F. A. Brabec
República Tcheca, 2000

"Kytice é uma série de 7 curtas ligados tematicamente e baseados nas baladas (Poema narrativo de assunto lendário) escritas a 200 anos atrás por KJ Erbena, considerado por
alguns como o equivalente tcheco de William Shakespeare. Elas são histórias populares e lendas, bem conhecidas pelos tchecos."
(Kytice é apenas o nome do primeiro conto)

Štedrý den

...

(Christmas Day)

Dcerina Kletba

Uma garota mata o filho bastardo e é enforcada pelo crime. Ela amaldiçoa sua devota mãe a forca.




Zlatý Kolovrat

Um príncipe real observa uma linda jovem banhando-se no bosque. Ele descobre onde ela vive e exige tê-la como esposa. Sua madrasta planeja matar a jovem e colocar sua própria filha no lugar dela.




Polednice

Preparando a comida na cozinha, uma mãe está frustrada pelos choros constantes de seu filho. Ela ameaça a criança dizendo que a bruxa irá levá-lo embora se ele não parar de chorar. A bruxa ouve seu chamado.




Svatební Košile

Uma jovem virgem ora pelo retorno de seu noivo da guerra, não importa o preço. Entretanto ela não sabe que ele morreu durante a guerra e quando sua oração é respondida, ela não percebe que ele retornou do túmulo e quer levá-la com ele.





Vodník

Uma garota vai até o rio apesar dos alertas de sua mãe sobre o perigo que ela tem previsto. A garota cai no rio e é levada para a esposa de uma criatura que vive no rio. Ela dá luz a um filho, mas deseja ver sua mãe novamente. O barqueiro alerta ela sobre as terríveis consequência do seu possível retorno.




Kytice

Uma mulher morre em uma tempestade. Ela é enterrada e seus filhos cuidam de seu túmulo, que floresce. Este episódio atua como suporte para os outros peparando o enredo e humor para os que o sucedem.

2 comentários:

e.m. disse...

deu vontade de ver esse 1º: Polednice

Preparando a comida na cozinha, uma mãe está frustrada pelos choros constantes de seu filho. Ela ameaça a criança dizendo que a bruxa irá levá-lo embora se ele não parar de chorar. A bruxa ouve seu chamado.

rsrs.

e.m. disse...

gostei das ilustrações. vc que fez a captura? conheci um portal de filmes (MakingOff.org: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=19909785). lá tem filmes que há tempos procurei. cadastra-se através de convites. já acessa? é cheio de regrinhas, mas parecem ser sensatas e faz funcionar!

=)