sexta-feira, 12 de setembro de 2008

1984 - George Orwell


"... no campo de batalha, na câmara de tortura, num navio que naufraga,as causas por que lutamos são sempre secundárias, esquecias,porque o corpo incha, se infla até ocupar todo o universo, e mesmo quando não nos paralisa o medo, nem gritamos de dor,a vida é uma luta, minuto a minuto, contra a fome, o frio,a insõnia, contra uma dor de estômago ou de dente."

"...sob a mesa os pés de Winston fizeram movimentos convulsos. Não se movera do lugar, porém meltamente estava correndo às pressas diante das notícias de vitória.Tornou a olhar o retrato do Grande Irmão, O colosso que dominava o mundo! A rocha contra a a qual as hordas da Ásia debalde se haviam arremessado!Havia dúvida em seu coração quanto ao caráter da notíca da frente da batalha:vitória ou derrota. Muita coisa havia mudado nele, desde aquele primeirodia no Ministério do Amor, porém a transformação final, salvadora,não se registrara até aquele momento.Levantou a vista para o rosto enorme do Grande Irmão. Levara quarentaanos para aprender que espécie de sorriso se ocultara sob o bigode negro. Duas lágrimas cheirando a gim escorreram de cada lado do nariz. Mas agoraestava tudo em paz, tudo ótimo, acabada a luta. Finalmente lograra a vitóriasobre si mesmo. Amava o GRANDE IRMÃO."


"Se queres a imagem do futuro, pensa numa bota pisando um rosto humano - para sempre."
"Guerra é paz, liberdade é escravidão, ignorância é força"

George Orwell - 1984.


Preciso dizer alguma coisa?
-ah sim, preciso!

- O grande irmão zela por ti. E q o Grande Irmão traz a modernidade para dentro de nossas casas. Nosso sistema capitalista funciona como um ditador invisível, que controla a vida de todos com a "liberdade vigiada", em que as pessoas são induzidas a crer que são livres e que podem fazer suas próprias escolhas.

Nenhum comentário: