quarta-feira, 10 de setembro de 2008

A culpa é do Fidel (La faute á Fidel) - França


La faute á Fidel (A culpa é do Fidel) (França - 2006)

Com apenas 9 anos uma garotinha faz descobertas fantásticas, e vive duas realidades polítcas totalmente distintas; capitalismo (seus avós) X Comunismo (seus pais) ela tem suas dúvidas, receios, convicções e que convicções!!) e sua vida totalmente envolvida na situação política daquela época (1970), qndo seus pais se envolvem com a cena política do Chile, depois de perder dois membros da famíla com o regime do msm.
Vive, o que poderíamos chamar de dilema entre Cap. X Soc. .Mas no fim, ela 'consegue' fazer sua 'scolha'.
A última cena consegue trazer toda a beleza da infância da garota; desde seu primeiro contato c/ o comunismo, até sua relação final com o mesmo.
Td isso de uma forma metafórica e lúdica.
A cena mais linda. Sem dúvida; a última.

Um filme sensível, com cenas engraçadíssimas (e inteligentes), que trata de infância e política com a mesma delicadeza.Isso sem falar na interpretação da garotinha. Perfeita. Além de ser lindíssima, um olhar daqueles![O irmão dela tb eh mtooo fofo!]
Ah, a trilha sonora tb.. perfeita.

Um diálogo do filme:

-No carro estacionado numa rua de Paris, Anna e François estão esperando seu pai, que os deixara por alguns minutos pra resolver algum assunto na Embaixada do Chile. Quando um policial, caminhando pela rua, se aproxima do carro, eles se escondem:

F: Depressa, se esconda, um policial!!! Abaixe!

A: Cuidado com meu pé!

F: Se ele se aproximar, jogará napalm em nós?

A: Não, napalm só é usado nas guerras! Eles torturam com napalm durante os golpes. Mas não as crianças.

F: Começará uma guerra nuclear?

A: Está confundindo tudo. São os barbudos que começam guerras nucleares. Como a Filomena disse, eles são vermelhos e barbudos. Você entendeu errado.

F: Papai Noel é vermelho e barbudo.


Nenhum comentário: