segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Voces inocentes - 2004 - Mex.

Voces Inocentes - 2004 - (México).
Diretor: Luis Mandoki

Anos 80, El Salvador.
chava, um garoto de 11 anos vê seu pai sair de casa deixando sua mãe sozinha para cuidar de 3 filhosem meio a uma guerra civil entre governo e camponeses,em torno da reforma agrária que durou 12 anos.

A família de chava, (assim como as outras) vivia em "casas de cartón", como diz a música tema dofilme, "casas de cartón" cantada às escondidas pelo tio de Chava, o qual era guerrilheiro, e tocada também na rádio "Venceremos"(Essa música foi o símbolo da guerrilha salvadorenha e foi proibida de ser executada).
A comunidade era como pode-se imaginar muito pobre e muito pouco tinha para sobreviver.Chava se viu obrigado a ajudar sua mãe, arrumando um emprego.
O garoto vive entre o "emprego", a escola, sua casa e os momentos de diversão com seus amigos.Em meio à essa vida ele tem que saber lhe dar com a miséria, a violência constante, tiros

todo o tempo e como medo.
O exército (os EUA enviaram mais de 1 milhão de dólares em ajuda militar, além de militares para aprimorar o treinamento do exército salvadorenho e de suas crianças) recrutava meninos quando os mesmos completavam 12 anos.Chegavam nas escolas e dali mesmo já levavam para o treinamento, muitas vezes aos chorosos meninos iam.

Um dia Chava viu seu amigo ser levado da escola por soldados, e ele tinha apenas 10 anos.
Chava via o padre ser maltratado pelos soldados quando tentava fazer alguma coisa por quem precisava.

Chava via meninas serem levadas aos soldados para serem "mortas".
Chava via balas deslizarem ao seu lado ao mesmo instante que ouvia os gritosde desepero de seu irmão de 4 anos quando se escondiam das balas debaixo da cama.
Chava viu sua vizinha de 12 anos morrer nos seus braços sem poder fazer nada,apenas ficou lá, inerte vendo a menina definhar pouco a pouco sob os lamentos incontestáveis de sua mãe o sangue que lhe brotava na pele.
Chava viu Cristina Maria e se apaixonou.
Chava viu balões coloridos dispersos no ar, ao lado de Cristina Maria numa noite sem tiros.
Chava viu o sorriso mais lindo no rosto de Cristina Maria quando fez uma serenata para ela.
Chava viu a casa dela destruída.
Chava viu o lenço dela nos escombros da casa e viu comoera fraco aos chorar, viu o lenço dela ir embora junto com o rádio - que muitas vezes o fez ficar feliz quando ouvia a música "casas de cartón"-.
Viu o lenço e o rádio irem juntos rumo ao desconhecido, para longe dele.
Viu sua casa pegando fogo, viu seu amigo de 10 anos com uma arma na mão matando seus outros amigos, viu dois de seus melhores amigos serem mortos ao seu lado por soldados.
Chava viu e contou 230 mil estrelas numa noite com seus amigos nos telhados das "casas de cartón" enquanto se escondia do recrutamento.

No fim, Chava se viu obrigado a fugir para os EUA.
8 anos depois, ele voltou.

A Guerra Civil durou 12 anos, morreram mais de 75 mil pessoas.
Esse filme é baseado foi baseado na infância do roteirista Oscar Torres (Chava),ele dedica o filme aos seus amigos que foram mortos na guerra.

-

Fotografia é linda, sempre aquela coisa meio sombria, obscura pelachuva que tá sempre presente, pra dar mais ainda aquela forte carga emocional.Trilha sonora não tenho muito o que falar... Mas a música "casas de cartón"caiu perfeitamente na cena que ela foi colocada. Perfeitamente mesmo.

Nenhum comentário: