quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Construindo um Museu

Não é pra fazer propagando não. E ao mesmo tempo, é.
Mas já pensou em poder participar e dar sua opinião na montagem de longa duração de um Museu?!
Caramba, isso é simplesmente fantástico!!
Logo com museus, que desde todo sempre são instituições construídas de baixo para cima. Onde um grupo de pessoas ditam o discurso que nos temos que ver em determinado espaço. E quase nunca, nós temos a oportunidade de dizer que discordamos, que não é assim, que esse discurso tá certo ou errado.

É pensando nisso tudo que eu resolvi divulgar aqui o projeto de elaboração participativa da exposição de longa duração do Museu da Abolição.
Tá, eu sou estagiária de lá e pode ser que minha opinião sobre isso nao seja tão válida. Mas acredito que invariavelmente isso é extremamente positivo.

Falando bem rapidamente, a idéia é:
Vão acontecer reuniões semanais, às quintas-feira, para que se possa discutir a expografia de cada sala da exposição permanente do MAB. Cada sala tem seus temas, e esses temas foram debatidos, há alguns anos trás, também junto com a comunidade. Da mesma forma, houveram reuniões, onde se debateram sobre que temas seria interessante ter na exposição e isso resultou em um macro roteiro da exposição. Só ficou faltando a parte da expografia. O que por fim, está acontecendo agora.

Bem, para entender mais e nelhor esse processo, no site do MAB, tem todas as informações necessárias. E inclusive, se vc não pode participar de cada reunião pessoalmente, o processo será atualizado semanalmente no site para que as pessoas possam opiniar constantemente, sabendo que sua opinião será "contabilizada" ao longo desse processo.

Ah, no site também há uma enquete sobre a proposta de marca do museu.
A marca seria essa imagem desse post, mas no site vc pode votar e de preferência opinar sobre a mesma.

:)


http://www.museudaabolicao.com.br/

2 comentários:

Eder Malta disse...

então! que bela notícia essa do Ave! mas será que eles tão na mesma vibe de antes? o tempo passa... rs. mas tu vais? se for, me conta depois.

O filme eu baixei no makingoff sim!! E outra, vale assistir!

um cheiro =*

e.m. disse...

cadê tu com as notícias do show do ave?

=*